Conferência Doença Crónica – Um Desafio Social para o Século XXI |25 de Outubro| Auditório ANF Lisboa

A Plataforma Saúde em Diálogo vai realizar no próximo dias 25 de Outubro a Conferência Doença Crónica – Um Desafio Social para o Século XXI a ter lugar no auditório da Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa.

Pretende-se com esta conferência debater com vozes autorizadas a visão das associações de doentes, quanto aos múltiplos problemas que suscitam a gestão das doenças crónicas, tendencialmente mais importantes quanto cresce o envelhecimento na sociedade portuguesa.

Consulte o Programa Provisório

Inscreva-se aqui.

Conferência realizada em 19 de Junho pelo professor Joaquim Ferreira: “Qual o papel dos doentes no seu próprio tratamento”

Professor de Medicina e diretor de uma instituição reputadíssima, o Campus Neurológico Sénior, em Torres Vedras, o professor é um comunicador exímio, convidado a dirigir-se a um auditório transversal, constituído por todos os associados, abordou o papel dos doentes no seu próprio tratamento. O PowerPoint que gentilmente nos ofereceu, e que pomos à disposição de todos, fala por si.

Iniciou a sua exposição falando do fim do paternalismo médico e da alvorada de uma nova mentalidade na prevenção da doença e na comunicação entre o doente e os profissionais de saúde, uma lógica em que assenta o novo modelo de cuidados de saúde. Hoje o médico não se pode cingir ao diagnóstico direto, tem de “ver” novos sintomas e contar com a atividade multidisciplinar na saúde e até com o novo papel das intervenções terapêuticas não médicas, esta atuação irá projetar-se no desempenho das unidades de saúde, a todos os níveis.

Antes da abordagem direta ao papel dos doentes continuou a referir-se às mudanças no paradigma na saúde e aos novos critérios na ética médica, por exemplo proporcionar treino e formação e a aprender a intervir com os outros profissionais de saúde, registou que as diferentes classes profissionais ainda continuam, em muitos casos, de costas voltadas.

Quanto ao papel dos doentes, eles devem ser encarados como parceiros, vistos num ambiente vasto onde cabem as instituições de saúde, os cuidadores, as associações representativas dos doentes e a comunidade em geral. Isto significa um novo quadro de desafios para o doente e a sua associação: a procura de treino e formação, de aumentar a influência através de participação no esclarecimento dos quadros da doença e na adesão terapêutica.

O orador revelou os seus elevados dotes de comunicação quando abordou questões práticas quanto à partilha de informação que é devida ao doente na consulta, ele deve vir munido de todos os elementos e ter um quadro de referência quantos aos dados que devem ser transmitidos ao médico. Este é um exemplo de como as associações de doentes devem procurar capacitar os seus associados tanto para a primeira consulta como as seguintes, quais as perguntas a efetuar ao médico bem como os dados a comunicar nas consultas de seguimento.

Foi uma conferência que permitiu uma ampla e vivíssima troca de opiniões e pedidos de esclarecimento. Foi muito agradável ouvir o palestrante dizer-se encantado com a assembleia e pronto para novas colaborações com a Plataforma Saúde em Diálogo.

Consulte a apresentação aqui

I JORNADAS DIÁLOGOS EM SAÚDE

PROMOVER A SAÚDE DO DOENTE CRÓNICO
UNIVERSIDADE DO ALGARVE, 29.04.2017

Estas Jornadas foram iniciativa de duas associadas da Plataforma Saúde em Diálogo – a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e a Associação de Doentes de Lúpus.
A Plataforma, através do seu Espaço Saúde em Diálogo, em Faro, personificado na sua responsável e Psicóloga Alda Martins, participou na organização. A Direcção esteve representada pela sua Presidente na sessão de abertura e durante o decorrer dos trabalhos. Ler mais

Relatório de Portugal sobre os sistemas e políticas de saúde,

No passado dia 27 de Abril, na Aula Magna do Instituto de Medicina Tropical, teve lugar a apresentação do Relatório de Portugal sobre os sistemas e políticas de saúde, trabalho desenvolvido no âmbito do “Health Systems in Transition (HiT)”. Ler mais aqui

Relatório Hit Portugal 2017

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Ação de sensibilização, em 11 de Abril, ISEG, Lisboa

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson comemorou o dia mundial da doença com uma ação de sensibilização em que a comunicação principal coube ao professor doutor Joaquim Ferreira, titulada “Qual o papel dos doentes no seu próprio tratamento?”.
A Direção da Plataforma fez-se representar no importante evento e congratula-se com a altíssima qualidade da comunicação apresentada pelo orador principal. Com efeito, o profissional de saúde começou por destacar a importância do papel dos doentes sem deixar de realçar outros desempenhos como o das unidades de saúde, que disponibilizam os cuidados com melhor suporte científico e facultam acesso a todas as intervenções benéficas de forma integrada e multidisciplinar; como também realçou o papel dos médicos a prestar cuidados adequados, a acompanhar, a treinar e a formar; dentro da constelação de contributos também lembrou a terapia da fala, o desenvolvimento de novos medicamentos, citando-os concretamente.  ver mais