Associação Nacional de Doentes Linfáticos (ANDLinfa)
Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR)
Grupo Associativo de Investigação em Feridas (GAIF)

Relatório de Portugal sobre os sistemas e políticas de saúde,

No passado dia 27 de Abril, na Aula Magna do Instituto de Medicina Tropical, teve lugar a apresentação do Relatório de Portugal sobre os sistemas e políticas de saúde, trabalho desenvolvido no âmbito do “Health Systems in Transition (HiT)”. Ler mais aqui

Relatório Hit Portugal 2017

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Ação de sensibilização, em 11 de Abril, ISEG, Lisboa

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson comemorou o dia mundial da doença com uma ação de sensibilização em que a comunicação principal coube ao professor doutor Joaquim Ferreira, titulada “Qual o papel dos doentes no seu próprio tratamento?”.
A Direção da Plataforma fez-se representar no importante evento e congratula-se com a altíssima qualidade da comunicação apresentada pelo orador principal. Com efeito, o profissional de saúde começou por destacar a importância do papel dos doentes sem deixar de realçar outros desempenhos como o das unidades de saúde, que disponibilizam os cuidados com melhor suporte científico e facultam acesso a todas as intervenções benéficas de forma integrada e multidisciplinar; como também realçou o papel dos médicos a prestar cuidados adequados, a acompanhar, a treinar e a formar; dentro da constelação de contributos também lembrou a terapia da fala, o desenvolvimento de novos medicamentos, citando-os concretamente.  ver mais

Ajude sem gastar - Consignação do IRS

Plataforma recebida pelo vereador dos direitos sociais da Câmara Municipal de Lisboa

No passado dia 2 de Março, o vereador arquiteto João Afonso, com o pelouro dos direitos sociais da Câmara Municipal de Lisboa recebeu uma delegação na Plataforma. Feita a apresentação e o histórico da IPSS, informou-se o vereador de que a Plataforma há muito tem cooperação com a CML, foram cedidos espaços no tempo do presidente João Soares para as associações de Alzheimer e de Parkinson. O vereador João Afonso deu conta de que Lisboa pertence à Rede dos Municípios Saudáveis e que presentemente está em preparação um programa de participação cidadã na área da saúde e que a vereação irá ponderar a possibilidade de se estabelecer um protocolo a vigorar entre 2017 e 2018 no domínio da literacia em saúde, cabendo um papel relevante à Plataforma.

Da decisão da Câmara Municipal de Lisboa nos próximos tempos daremos conhecimentos às associações.

Festa do 10º aniversário da RESPIRA

Em 23 de Fevereiro passado, a RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas festejou o seu décimo aniversário, pois constituiu-se em 9 de Fevereiro de 2007 como IPSS. A RESPIRA é a associação nacional que reúne as pessoas com DPOC, para ela convergindo profissionais de saúde, e tem como objetivo essencial a melhoria da qualidade de vida de todos os seus associados.

A Plataforma Saúde em Diálogo participou no evento. O seu presidente anunciou que no âmbito do 10º aniversário está em preparação um livro com as boas práticas da saúde respiratória. O grande objetivo atual da associação é fazer a convergência de todos aqueles que estão ativos nas doenças respiratórias. Seguiu-se uma terna homenagem à primeira presidente da RESPIRA, Maria Luísa Soares Branco, que teve uma estimulante participação na vida da Plataforma.

O tema dominante da festa foi uma intervenção sobre o caráter musical, deu-se ênfase à importância do canto e respiração, ao alerta para o papel da capacidade corporal na melhoria das práticas respiratórias, seguiram-se exemplos de exercício explicativos sobre a ativação da região abdominal e outros exercícios para reduzir os fatores agravantes.

A importância da música é que ela é um canal privilegiado para disciplinar a respiração. A transcendência da vida, para quem tenha DPOC ou não, começa e acaba na respiração. Festa muito participada, um convívio maravilhoso a que a RESPIRA já nos habituou.

Assembleia da República debate medidas para cuidadores informais

A Plataforma Saúde em Diálogo participou em 23 de fevereiro, numa sessão de debate público intitulada
"Medidas de Intervenção Junto dos Cuidadores Informais".
É de grande importância o documento enquadrador elaborado por um grupo de trabalho que contou com a colaboração do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Este documento tem por objetivo criar um suporte técnico para apoio à decisão política que incluísse a definição de cuidador informal, as diferentes dimensões do conceito de cuidado, procedendo à análise da situação nacional e propondo respostas de apoio numa nova base legislativa.

Ler mais aqui

Portaria n.º 36/2018, Diário da República, 1ª série – N.º 19 – 26 de Janeiro de 2018

A ictiose é uma patologia crónica, para a qual os doentes, para além de um conjunto de medicamentos, apenas dispõem de uma série de tratamentos de aplicação tópica que, quando devidamente efetuados, podem ajudar a controlar o desenvolvimento da doença. Muitos desses tratamentos consistem na utilização de diversas tecnologias de saúde, as quais são essenciais para garantir aos doentes com ictiose uma melhoria da qualidade de vida; pela presente legislação as medidas de tratamento de doentes com ictiose beneficiam de um regime excecional de comparticipação, medidas essas que são aprovadas pelo membro do governo responsável pela área da saúde e publicadas no site eletrónico do INFARMED; as formulações e cremes, que fazem parte integrante desta legislação, apenas podem ser prescritos por médicos dermatologistas, devendo a receita médica conter menção expressa a esta legislação. ver pdf

Portaria n.º 15/2018, Diário da República, 1ª série – N.º 8 – 11 de Janeiro de 2018