Associação Nacional de Doentes Linfáticos (ANDLinfa)
Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR)
Grupo Associativo de Investigação em Feridas (GAIF)

Encontro Nacional Saúde em Diálogo | 29 de Maio | Porto

A Plataforma Saúde em Diálogo vai realizar no próximo dia 29 de Maio o Encontro Nacional Saúde em Diálogo | Contributos para a revisão da Lei de Bases | 20 anos da Plataforma , a ter lugar na Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos, Rua Cantor Zeca Afonso, 793, 4200-534 Porto.

Estando a decorrer a Revisão da Lei de Bases da Saúde, e existindo para o efeito, uma comissão presidida pela Dra. Maria de Belém Roseira, julgou-se da maior pertinência promover a discussão sobre o que podem ser os principais contributos para a mesma, quer da Plataforma, suas associadas, cuidadores e doentes, quer de outras organizações da sociedade civil, como também dos decisores políticos a nível central e local, do poder legislativo e executivo.

De entre todos os temas possíveis, decidiu-se destacar o do cuidador informal, a necessidade de reconhecer o seu papel, bem como o das associações, na rede de cuidados, realçando a mais-valia que é para o sistema nacional de saúde poder contar com estes parceiros, dotados de saber e experiência muito ricos.

Entrada livre mediante inscrição.

Consulte o programa provisório aqui.

Poderá fazer a sua inscrição aqui.

Não podíamos ficar sós a respirar: 10 anos da Respira

A Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas fez 10 anos e editou livro para prestar contas das suas atividades e homenagear Maria Luísa Soares Branco, a fundadora e presidente da Associação durante os seus primeiros 9 anos de vida.

As atividades têm tido muitos nomes: "Respirámos com Música", "Respirámos a Andar", "Aprendemos a Viver com DPOC" e a "Viajar de Avião com Oxigénio". Há um estudo sobre a "Perceção dos Doentes sobre a DPOC", a Respira colabora com a Comissão Nacional para os Cuidados Respiratórios Domiciliários. É uma associação de doentes virada para fora e com as mãos estendidas: vão as escolas e empresas explicar a miúdos e a graúdos que o tabaco fez às nossas vidas. Cooperam com muitos parceiros, caso da Plataforma Saúde em Diálogo, a Aliança Global contra as Doenças Respiratórias Crónicas, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica ou a Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Balanço: voluntários infatigáveis a promover a saúde respiratória, informando doentes e cuidadores, público e profissionais de saúde.

Segundo dados do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias (da Direção-Geral de Saúde) cerca de 800 mil pessoas estão afetadas por problemas respiratórios, das quais só 100 mil estarão devidamente diagnosticadas. Daí muito trabalho a fazer, os sonhos a cumprir, a Respira quer maior intervenção, estabelecer novas parcerias ao nível dos cuidados de saúde primários, prevenção e diagnóstico precoce, no que concerne, designadamente à disseminação do acesso à realização de exames de espirometria, ao tratamento e reabilitação respiratória, bem como à vacinação e terapêutica antitabágica. Chama-se a isto inspiração e dedicação.

CONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA DOENÇA CRÓNICA UM DESAFIO DO SEC. XXI

Desafios da evolução demográfica requerem resposta adequada
DOENÇA CRÓNICA EXIGE EQUIDADE NO ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE

Em Portugal, existem "manifestas desigualdades entre doentes crónicos no acesso e comparticipação de medicamentos". Há patologias em que os doentes têm todos os medicamentos gratuitos, outras em que só alguns são gratuitos e outras ainda onde não existe qualquer comparticipação específica.

Esta disparidade de critérios de acesso e comparticipação de medicamentos ajuda a fundamentar a necessidade de criar o Estatuto de Doente Crónico como forma de garantir a equidade no acesso aos cuidados de saúde.

Esta foi uma das principais conclusões saída da conferência "Doença Crónica: Um Desafio Social para o Século XXI", promovida pela Plataforma Saúde em Diálogo e realizada a 25 de Outubro em Lisboa. Em debate estiveram questões relacionadas com o impacto da evolução demográfica nos cuidados de saúde. Quem cuida e quem irá cuidar de nós foram as questões-chave da iniciativa.

Os intervenientes na Conferência apontaram para a necessidade de criar um Estatuto do Cuidador Informal e do reconhecimento do papel das associações de doentes num país com "sobreutilização dos serviços de saúde e recursos humanos sem preparação adequada", ainda incapaz de dar a resposta adequada aos portadores de doenças crónicas.

Aumentar a percentagem de população saudável e reduzir patologias evitáveis com a aposta na prevenção, além da promoção da literacia ligada à saúde, são outras conclusões desta conferência, que teve lugar no auditório da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

Os intervenientes consideraram "indispensável" a articulação entre os ministérios – designadamente o da Saúde e o do Trabalho e da Solidariedade – para partilha e articulação de informações relacionadas com as doenças e os serviços e circuitos do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com a Comissão Europeia, as doenças crónicas são a causa de 86% de todas as mortes na União Europeia.

A conferência contou com a participação, entre outros, do presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, professor Jorge Soares, da ex-ministra da Saúde Dr.ª Maria de Belém Roseira, de representantes de diversas Associações de Doentes, da presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Dr.ª Rosário Zincke, do presidente da ANF, Dr. Paulo Cleto Duarte, e de deputados em representação dos grupos parlamentares do PSD, PS, CDS e PCP.

Leia as principais conclusões da conferência aqui

Conferência realizada em 19 de Junho pelo professor Joaquim Ferreira: “Qual o papel dos doentes no seu próprio tratamento”

Professor de Medicina e diretor de uma instituição reputadíssima, o Campus Neurológico Sénior, em Torres Vedras, o professor é um comunicador exímio, convidado a dirigir-se a um auditório transversal, constituído por todos os associados, abordou o papel dos doentes no seu próprio tratamento. O PowerPoint que gentilmente nos ofereceu, e que pomos à disposição de todos, fala por si.

Iniciou a sua exposição falando do fim do paternalismo médico e da alvorada de uma nova mentalidade na prevenção da doença e na comunicação entre o doente e os profissionais de saúde, uma lógica em que assenta o novo modelo de cuidados de saúde. Hoje o médico não se pode cingir ao diagnóstico direto, tem de “ver” novos sintomas e contar com a atividade multidisciplinar na saúde e até com o novo papel das intervenções terapêuticas não médicas, esta atuação irá projetar-se no desempenho das unidades de saúde, a todos os níveis.

Antes da abordagem direta ao papel dos doentes continuou a referir-se às mudanças no paradigma na saúde e aos novos critérios na ética médica, por exemplo proporcionar treino e formação e a aprender a intervir com os outros profissionais de saúde, registou que as diferentes classes profissionais ainda continuam, em muitos casos, de costas voltadas.

Quanto ao papel dos doentes, eles devem ser encarados como parceiros, vistos num ambiente vasto onde cabem as instituições de saúde, os cuidadores, as associações representativas dos doentes e a comunidade em geral. Isto significa um novo quadro de desafios para o doente e a sua associação: a procura de treino e formação, de aumentar a influência através de participação no esclarecimento dos quadros da doença e na adesão terapêutica.

O orador revelou os seus elevados dotes de comunicação quando abordou questões práticas quanto à partilha de informação que é devida ao doente na consulta, ele deve vir munido de todos os elementos e ter um quadro de referência quantos aos dados que devem ser transmitidos ao médico. Este é um exemplo de como as associações de doentes devem procurar capacitar os seus associados tanto para a primeira consulta como as seguintes, quais as perguntas a efetuar ao médico bem como os dados a comunicar nas consultas de seguimento.

Foi uma conferência que permitiu uma ampla e vivíssima troca de opiniões e pedidos de esclarecimento. Foi muito agradável ouvir o palestrante dizer-se encantado com a assembleia e pronto para novas colaborações com a Plataforma Saúde em Diálogo.

Consulte a apresentação aqui

I JORNADAS DIÁLOGOS EM SAÚDE

PROMOVER A SAÚDE DO DOENTE CRÓNICO
UNIVERSIDADE DO ALGARVE, 29.04.2017

Estas Jornadas foram iniciativa de duas associadas da Plataforma Saúde em Diálogo – a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e a Associação de Doentes de Lúpus.
A Plataforma, através do seu Espaço Saúde em Diálogo, em Faro, personificado na sua responsável e Psicóloga Alda Martins, participou na organização. A Direcção esteve representada pela sua Presidente na sessão de abertura e durante o decorrer dos trabalhos. Ler mais

Assembleia da República debate medidas para cuidadores informais

A Plataforma Saúde em Diálogo participou em 23 de fevereiro, numa sessão de debate público intitulada
"Medidas de Intervenção Junto dos Cuidadores Informais".
É de grande importância o documento enquadrador elaborado por um grupo de trabalho que contou com a colaboração do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Este documento tem por objetivo criar um suporte técnico para apoio à decisão política que incluísse a definição de cuidador informal, as diferentes dimensões do conceito de cuidado, procedendo à análise da situação nacional e propondo respostas de apoio numa nova base legislativa.

Ler mais aqui

Portaria n.º 36/2018, Diário da República, 1ª série – N.º 19 – 26 de Janeiro de 2018

A ictiose é uma patologia crónica, para a qual os doentes, para além de um conjunto de medicamentos, apenas dispõem de uma série de tratamentos de aplicação tópica que, quando devidamente efetuados, podem ajudar a controlar o desenvolvimento da doença. Muitos desses tratamentos consistem na utilização de diversas tecnologias de saúde, as quais são essenciais para garantir aos doentes com ictiose uma melhoria da qualidade de vida; pela presente legislação as medidas de tratamento de doentes com ictiose beneficiam de um regime excecional de comparticipação, medidas essas que são aprovadas pelo membro do governo responsável pela área da saúde e publicadas no site eletrónico do INFARMED; as formulações e cremes, que fazem parte integrante desta legislação, apenas podem ser prescritos por médicos dermatologistas, devendo a receita médica conter menção expressa a esta legislação. ver pdf

Portaria n.º 15/2018, Diário da República, 1ª série – N.º 8 – 11 de Janeiro de 2018