Associação Alzheimer Portugal esclarece direitos dos doentes em Faro

Workshop gratuito: Aspetos Jurídicos e Testamento Vital

A Associação Alzheimer Portugal e a Plataforma Saúde em Diálogo deram a conhecer os direitos dos doentes no workshop Aspetos Jurídicos e Testamento Vital. A iniciativa teve lugar no dia 26 de novembro, pelas 14h30, no Auditório do Museu Municipal de Faro.

Pretendeu-se que os participantes, conhecessem os direitos das pessoas de quem cuidam, fossem capazes de identificar formas legítimas de atuar (gestão de negócios, procuração, interdição). Através de exemplos práticos e promovendo a discussão, foi ainda dado a conhecer o conceito e a utilidade do testamento vital, com carácter vinculativo, agora que tal é possível em Portugal.

Encontra-se em discussão pública Norma da Direcção Geral de Saúde sobre “Consentimento informado, esclarecido e livre para atos terapêuticos ou diagnósticos e para a participação em estudos de investigação”

Este é um tema de especial interesse para as pessoas com demência, em fases em que já não estão em condições de prestar o seu consentimento livre e esclarecido.

O ponto 10 da Norma refere-se expressamente a estas situações: “ As decisões sobre a saúde de uma pessoa que careça de capacidade para decidir obrigam, independentemente de ser tentado o seu envolvimento, à obtenção de autorização do seu representante legal, de uma autoridade ou de uma pessoa ou instância designada pela lei.”

A regras do consentimento informado, quando estão em causa  intervenções de saúde em pessoas em situação de incapacidade, estão diariamente a ser violadas, sendo comum o consentimento ser prestado por um familiar, vizinho ou responsável da instituição a que a pessoa possa estar entregue. Tal acontece por desconhecimento ou por pragmatismo, o que põe em causa a preservação da Dignidade e dos Direitos de Pessoas vulneráveis.

Infelizmente, mesmo quando as pessoas se encontram em condições de tomar as suas próprias decisões e de entender a informação que lhes permita decidir livre e esclarecidamente, essa informação não é prestada ou não é prestada ao próprio.

Por estas razões, a discussão sobre consentimento informado, é um tema de enorme importância quando se pretende promover os direitos das pessoas doentes e dos utentes de saúde, um dos principais objectivos da Plataforma  Saúde em Diálogo e das associações que a integram.

Ver: Norma

PLATAFORMA SAÚDE EM DIÁLOGO APRESENTOU DECLARAÇÃO DE LISBOA

A Direção da Plataforma Saúde em Diálogo, presidida por Maria do Rosário Zincke (Associação Alzheimer Portugal), apresentou hoje, no auditório Tomé Pires - Infarmed, a Declaração de Lisboa, um documento que estabelece prioridades e define uma estratégia com o objetivo de reforçar a missão de dar voz aos doentes e utentes de saúde, contribuindo para a evolução de um sistema de saúde cada vez mais centrado na pessoa. A sessão de apresentação pública do documento contou com a presença de Paula Almeida, em representação do Presidente do Infarmed e Anabela Coelho em representação do Director-Geral da Saúde.
Assistiram, ainda à sessão, representantes dos Partidos Políticos, diversas entidades da área da saúde e as próprias associações que integram a Plataforma.

A Declaração de Lisboa assume-se como um instrumento de unidade e identificação das 41 associações que integram a Plataforma Saúde em Diálogo, reforçando e ampliando o papel da Plataforma e das próprias Associações.

Conheça a apresentação da Direcção aqui.

IAPO ORGANIZA 6º CONGRESSO GLOBAL DOS DOENTES EM 2014

De 29 a 31 de Março de 2014, em Ascot, no Reino Unido, realiza-se o 6º Congresso Global da IAPO subordinado ao tema: “Melhor acesso, melhor saúde: uma abordagem centrada no doente para uma saúde de âmbito universal”.
O evento destina-se a líderes dos movimentos e organizações de doentes e a todos aqueles que queiram, de alguma forma, contribuir para melhorar os sistemas de saúde, globalmente. O congresso promete ser uma plataforma de debate político, de partilha de conhecimento e experiências, bem como de oportunidade de networking.
O programa preliminar e outras informações importantes, encontram-se disponíveis em http://www.patientsorganizations.org/attach.pl/1726/1858/IAPO_Congress_Preliminary_Programme_2014.pdf.
A Plataforma Saúde em Diálogo, como membro da IAPO, preparou candidatura para financiamento da sua presença neste congresso, pois considera que os temas que aí irão ser debatidos são de enorme interesse para enriquecer o seu trabalho e promover, de forma mais eficaz, as iniciativas das associações que a integram.