Ajude sem gastar - Consignação do IRS

Plataforma recebida pelo vereador dos direitos sociais da Câmara Municipal de Lisboa

No passado dia 2 de Março, o vereador arquiteto João Afonso, com o pelouro dos direitos sociais da Câmara Municipal de Lisboa recebeu uma delegação na Plataforma. Feita a apresentação e o histórico da IPSS, informou-se o vereador de que a Plataforma há muito tem cooperação com a CML, foram cedidos espaços no tempo do presidente João Soares para as associações de Alzheimer e de Parkinson. O vereador João Afonso deu conta de que Lisboa pertence à Rede dos Municípios Saudáveis e que presentemente está em preparação um programa de participação cidadã na área da saúde e que a vereação irá ponderar a possibilidade de se estabelecer um protocolo a vigorar entre 2017 e 2018 no domínio da literacia em saúde, cabendo um papel relevante à Plataforma.

Da decisão da Câmara Municipal de Lisboa nos próximos tempos daremos conhecimentos às associações.

Festa do 10º aniversário da RESPIRA

Em 23 de Fevereiro passado, a RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas festejou o seu décimo aniversário, pois constituiu-se em 9 de Fevereiro de 2007 como IPSS. A RESPIRA é a associação nacional que reúne as pessoas com DPOC, para ela convergindo profissionais de saúde, e tem como objetivo essencial a melhoria da qualidade de vida de todos os seus associados.

A Plataforma Saúde em Diálogo participou no evento. O seu presidente anunciou que no âmbito do 10º aniversário está em preparação um livro com as boas práticas da saúde respiratória. O grande objetivo atual da associação é fazer a convergência de todos aqueles que estão ativos nas doenças respiratórias. Seguiu-se uma terna homenagem à primeira presidente da RESPIRA, Maria Luísa Soares Branco, que teve uma estimulante participação na vida da Plataforma.

O tema dominante da festa foi uma intervenção sobre o caráter musical, deu-se ênfase à importância do canto e respiração, ao alerta para o papel da capacidade corporal na melhoria das práticas respiratórias, seguiram-se exemplos de exercício explicativos sobre a ativação da região abdominal e outros exercícios para reduzir os fatores agravantes.

A importância da música é que ela é um canal privilegiado para disciplinar a respiração. A transcendência da vida, para quem tenha DPOC ou não, começa e acaba na respiração. Festa muito participada, um convívio maravilhoso a que a RESPIRA já nos habituou.

Reunião do INFARMED com as associações de doentes

Em 27 de Dezembro, membros da direção da Plataforma compareceram a uma sessão informativa promovida pelo conselho diretivo do INFARMED e destinada a apresentar às associações de doentes alguns aspetos das suas atividades, dando-se a promessa de uma continuidade para estes encontros.

A primeira apresentação prendeu-se com o RNEC – Registo Nacional de Estudos Clínicos e nela se expôs a transparência e acesso à informação nos ensaios clínicos com medicamentos, o que se faz fundamentalmente em estudos com intervenção realizados em voluntários para investigar a segurança e/ou a eficácia dos medicamentos. Apresentou-se o quadro legislativo, a evolução na última década e o modo de trabalho do RNEC.  ver mais

Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER)

Existe a necessidade de estarmos socialmente ativos com a Diabetes Mellitus Tipo 1, pois esta patologia exige, uma aprendizagem diária e um acompanhamento constante para que o seu tratamento seja o mais eficaz. É uma doença crónica que não escolhe idades nem classes sociais. É no momento em que os sintomas aparecem, que temos a noção do que implica ter Diabetes e que será uma batalha para toda a vida.

O nosso objetivo, passa pela sensibilização de Professores, Educadores e Sociedade em geral para a Diabetes Mellitus Tipo1. Perceber os procedimentos e formas de agir, obter mais informação acerca da doença, refletir sobre a doença numa dinâmica grupal, permitindo esclarecimentos através da partilha de experiencias, como também a sensibilização e consciencialização das pessoas para esta temática. Sentimos a urgente necessidade de proteger as nossas crianças de mal entendidos e de ideias pré-concebidas, que inevitavelmente surgem no âmbito da Sociedade, e muitas vezes em contextos pedagógicos e escolares.

Sede: Rua 19, 13, Baia de Tejo Pq. Empr. do Barreiro – 2831-904 Barreiro

Tel: 21 206 4920 |  Site: www.mellituscrianca.pt | Email: geral@mellituscrianca.pt | Facebook:Associação Mellitus Criança