Reuniões Organizadas

A Plataforma desenvolve a sua actividade sob várias vertentes. No âmbito da formação/informação são organizados diferentes tipos de reuniões com objectivos diferenciados, como sejam as Sessões de Formação e Informação com uma vertente técnica e de esclarecimento, quer aos profissionais de saúde quer à população, em geral. Os encontros regionais que conciliam esta vertente técnica com o estreitar de relacionamento com o poder local, nomeadamente as autarquias, e por último as Conferências e Congressos em que abordamos os assuntos mais políticos que preocupam a Plataforma.

Sessões de formação e informação para profissionais de saúde e utentes:
Tem sido preocupação permanente da Plataforma promover acções de formação e informação para farmacêuticos, outros profissionais de saúde e para os consumidores em geral, divulgando, desta forma as patologias que estão representadas na plataforma, mas também com uma preocupação na área da promoção da saúde, pelo que tem sido realizadas acções de formação à noite/Palestras sobre as diferentes temáticas. Estas têm também como objectivo fornecer aos profissionais os conhecimentos necessários a um correcto acompanhamento do doente/utente no sentido de promover uma sociedade cada vez mais saudável. Desde a sua constituição que a Plataforma organizou mais de 40 acções por todo o país sobre as diversas temáticas que estão representadas na Plataforma. Fomos desde Mirandela a Faro com o intuito de levar informação e esclarecimentos quer a profissionais quer à população em geral.

Temáticas abordadas: Lúpus; Insuficiência Renal Crónica; Alzheimer; Ostomias; Parkinson; Doenças Reumáticas; Hemofilia; Asma; Esclerose Múltipla; Hemoglobinopatias; Consumidores e Saúde; Segurança Infantil; Fibromialgia; Lisosoma; Sida.

Encontros Regionais:
  • I Encontro Regional da Plataforma nos Açores em 27 de Junho de 2002, levando a Plataforma a esta ilha;
  • Reuniões  Descentralizadas: Com o objectivo de criar parcerias com o poder regional e chegar mais próximo dos doentes/utentes das várias regiões, a Plataforma tem promovido várias reuniões descentralizadas em Coimbra, Porto e Faro, Mirandela, entre outros, com o objectivo de dar a conhecer a Plataforma às autoridades locais e assim conseguir obter apoio por parte destas, quer ao nível da cedência de espaços para as delegações regionais das associações, quer ao nível do desenvolvimento de outras parcerias.

Despacho nº 6430/2017, Diário da República, 2ª série – N.º 142 – 25 de Julho de 2017

Gabinete do Secretário de Estado da Saúde

Pretende-se que as unidades prestadoras de cuidados de saúde promovam o aumento da cultura de segurança do seu ambiente interno e que encontrem, nos cidadãos e nas suas famílias, os parceiros certos para que a mudança cultural e interna se intensifique. Neste sentido, é implementado durante um período experimental de dois anos o projeto-piloto "Literacia para a segurança dos cuidados de saúde", que tem como objetivos: aumentar a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria da qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde; aumentar a literacia dos doentes na área da segurança da prestação de cuidados de saúde; melhorar a cultura de segurança dos ambientes internos dos serviços prestadores de cuidados de saúde. O despacho enuncia as unidades de saúde envolvidas e o papel que é reservado às Ligas de Amigos e às Associações de Doentes. A coordenação do projeto-piloto e avaliação deverão ser realizadas pela Direção-Geral de Saúde. Ver pdf

Despacho nº 6429/2017, Diário da República, 2ª série – N.º 142 – 25 de Julho de 2017