A Instituição

O que é?
É uma associação sem fins lucrativos, constituída por associações de doentes, de promotores e profissionais de saúde e de consumidores. A Plataforma tem por objectivo afirmar-se como parceiro participante na definição das políticas de saúde através da intervenção junto dos órgãos de decisão.

Quem representa?
A Plataforma exprime os interesses e a defesa das causas de largos milhares de doentes e utentes de Saúde portugueses, representados nas diferentes organizações que a constituem e que são: associações de doentes crónicos, associações de consumidores, associações de promotores de saúde e a Associação Nacional de Farmácias.
É graças a esta diversidade de entidades integrantes que a Plataforma se considera legitimada para a prossecução de todos os seus objectivos estatutários no âmbito da promoção da saúde e protecção da doença, recorrendo à entreajuda, à solidariedade e à promoção dos interesses dos seus representados para que desfrutem de mais qualidade de vida.

O que pretende?
Desenvolver um contacto estreito e permanente entre profissionais de saúde, promotores de saúde, doentes e consumidores, para reforçar a sua capacidade de afirmação de acordo com os seus objectivos estatutários e que são: representar os interesses colectivos dos doentes ou de grupos de doentes e dos demais utentes de saúde; representar os interesses dos utentes de saúde portadores de patologias consideradas raras; defender os interesses dos consumidores; participar na elaboração da legislação relativa ao seu âmbito de actividade, nomeadamente de saúde, segurança social e educação; emitir pareceres por sua iniciativa ou a pedido do Governo e fazer-se representar em órgãos, entidades e grupos de trabalho, sempre que solicitados pelas respectivas instâncias políticas, promover a investigação, organizar seminários e outras reuniões, realizar actividades de formação, criar ou gerir estruturas de interesse comum a vários associados.

Como funciona?
A Plataforma está dotada de personalidade jurídica, tem uma Assembleia Geral que reúne obrigatoriamente duas vezes em cada ano, uma Direcção composta por 5 elementos e um Conselho Fiscal.
A capacidade para promover a concertação interna entre posições, num clima de verdadeira cooperação, é uma das características essenciais da Plataforma. A solidariedade que hoje une os seus elementos permite que as necessidades de um possam ser assumidas como um objectivo de todos. Assim tem sido com os sucessos obtidos pela Plataforma na obtenção de sedes para algumas associações de doentes, cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa. Tem tido um papel activo na solidariedade e na entreajuda, procurando intervir na melhoria do bem estar das organizações representadas. Produz documentação das suas conferências e publica regularmente uma newsletter das suas actividades. O seu contacto interno é facilitado por troca de informação permanente online.

Quando e como surgiu?
A Plataforma constituiu-se em 1998, após um encontro proposto pela Associação Nacional de Farmácias com os diferentes parceiros, com o objectivo de auscultar de uma forma permanente as críticas e sugestões dos utentes das farmácias. Criou-se uma estrutura informal que demonstrou ter uma verdadeira vocação para parceiro social na definição das políticas de Saúde.
A Plataforma funcionou informalmente até 30 de Setembro de 2005, data na qual se formalizou a sua constituição por escritura pública.
Conseguiu em Agosto de 2007, concretizar um objectivo estratégico para a optimização da sua actividade. Foi-lhe concedido o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Despacho nº 6430/2017, Diário da República, 2ª série – N.º 142 – 25 de Julho de 2017

Gabinete do Secretário de Estado da Saúde

Pretende-se que as unidades prestadoras de cuidados de saúde promovam o aumento da cultura de segurança do seu ambiente interno e que encontrem, nos cidadãos e nas suas famílias, os parceiros certos para que a mudança cultural e interna se intensifique. Neste sentido, é implementado durante um período experimental de dois anos o projeto-piloto "Literacia para a segurança dos cuidados de saúde", que tem como objetivos: aumentar a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria da qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde; aumentar a literacia dos doentes na área da segurança da prestação de cuidados de saúde; melhorar a cultura de segurança dos ambientes internos dos serviços prestadores de cuidados de saúde. O despacho enuncia as unidades de saúde envolvidas e o papel que é reservado às Ligas de Amigos e às Associações de Doentes. A coordenação do projeto-piloto e avaliação deverão ser realizadas pela Direção-Geral de Saúde. Ver pdf

Despacho nº 6429/2017, Diário da República, 2ª série – N.º 142 – 25 de Julho de 2017